FAÇA SEU TRAÇO VALER A PENA
No começo do mês, inevitavelmente, veio a minha mente a lembrança do meu irmão mais velho, que faleceu exatamente um ano atrás.
Lembrei de vários momentos de nossas vidas juntos, da nossa infância, da fase adulta, dos últimos anos. Como foi linda a jornada dele por aqui.
Uma das últimas imagens que veio à minha lembrança foi o aviso para os amigos e parentes informando a passagem dele para outra existência.
Embaixo da foto, a data de nascimento e a data da morte, separadas por um hífen, um simples traço.
Isso é comum, em qualquer parte do mundo, toda lápide tem essa mesma notação. O traço engloba tudo, toda a vida da pessoa capturada naquele único, pequeno e insignificante, traço.
Todas as esperanças. Todos os sonhos. Todos os sucessos e todos os erros. Cada batida do coração, cada batalha. Todos os medos, todo stress. Todos os tombos. Todas as reerguidas. Todas as alegrias e realizações.
Tudo isso. Uma vida inteira. Tudo, contido num único traço.
Visto de fora, parece trágico. No entanto, de uma forma elegante e perfeita, toda a complexidade da vida resumida em algo tão maravilhosamente simples.
A cada dia você está construindo seu traço. Você está vivendo seu traço. Aquele único e pequeno tracinho.
O que você vai querer que seu traço diga sobre você? Quem você foi, como você viveu, como você amou? O que você deixou? O que você está fazendo com seu traço?
Sêneca, o filósofo estóico, ao refletir sobre a brevidade da vida, escreveu:
“Não nos é dada uma vida curta, mas a tornamos curta. Não estamos mal servidos dela, mas a desperdiçamos ... a vida é longa, se você souber usá-la”
Esse texto nāo tem a intenção de ser mórbido, sombrio ou triste, mas de iluminar, inspirar e lembrar o quão fugaz é a vida e como é precioso o tempo que ainda temos.
Encontre beleza nos pequenos momentos da vida.